Quer entender um pouco sobre Design Thinking? 06 Livros em Português que você deveria ler!

Fala Pessoal,

Tudo bem? Estou fazendo este post para entender a pedidos que sempre me fazem nas consultorias, aulas e palestras que fazemos! Dar um dica de livros sobre Design Thinking que eu deveria comprar e ler. Então aí vão alguns, eu coloquei numa ordem digamos “crescente” sobre o seu interesse no assunto! E a restrição foi serem títulos em pt-br. E depois faço com alguns em inglês!

1. “Design Thinking – Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias”

Caso você nunca ouviu falar em Design Thinking (DT), ou estou ouvindo muito e querendo entender um pouco mais. Neste livro o Tim Brown (CEO da IDEO) irá introduzir você ao tema e falar de alguns relatos de como o Design Thinking (DT) mudou e vem mudando a forma de fazer inovação nas organizações nos vários seguimentos do mercado!

2. Livro de Design Thinking

Este livro segue a mesma linha do anterior do livro anterior, mas escrito por um conjunto de consultores/pesquisadores brasileiros! O apresenta etapas, técnicas e ferramentas ilustradas através de cases brasileiros, como base para inspirar e auxiliar na empreitada rumo à inovação. E como foi financiado pelo FINEP ele pode ser baixado gratuitamente em: http://livrodesignthinking.com.br

3. Design Thinking Brasil

Escrito por 02 professores da ESPM, Tennyson Pinheiro e Luis Alt, este livro para mim é muito bom pelo conteúdo, propósito, além de aprofundar um pouco na história, trazer novos casos e algumas ferramentas que irão auxiliar o leitor. Ele também server como “divisor de águas” de muitas coisa do que se fala sobre DT e que não é DT.

4. 10 Faces da Inovação

Esse livro foi escrito pelo Tom Kelley (Co-founder da IDEO) e por mais que não seja ” DT”, ele trás uma perspectivas sobre algumas “faces / personas” que compõem nossos times em busca de evolução criativa! Obvio, que nem todas essas “faces / personas” estarão em todos os seus projetos sempre, mas vale a pena conhecê-las e saber como potencializar a influência e expectativas de cada uma delas e todas elas!

5. Isto é Design Thinking de Serviços

Agora você já está por dentro do que é DT, viu exemplos, cases bacanas e está iniciando as práticas. Esse para mim é livro de cabeceira de todo profissional que usa e fomenta o Design Thinking. Não que ele seja a “bíblia de DT”, até mesmo porque ele também fala da parte de Design de Serviços. Mas como ele foi bem estruturado por um grupo de pessoas, ele pode ser lido todo de uma vez, por partes e/ou ser consultado por temas específicos! Esse é de longe um dos melhores livro de DT, um pouco difícil de achar, mas vale a pena!

6. Confiança Criativa

Escrito por David Kelley e Tom Kelley (Fundadores da IDEO e d.School da Stanford) esse livro é nitroglicerina pura! Por que você diz isso Edu? Porque ele trabalha por meio de relatos, cases e algumas ferramentas para praticar com seu time formas de “ativar” a nossa confiança criativa que muitas vezes foi perdida em nossa infância quando um amigo achou nosso desejo “feio” ou mesmo em “você não é capaz” de nossas pais! É um livro que vai além do DT, pois afinal para inovarmos precisamos de gente fazendo projetos centrados em gente, mas não esquecendo que todos nós somos criativos!

Bem era isso, espero ter ajudado a quem me pediu, como também a toda a comunidade! Aproveito para dizer que estamos com turmas de nossa imersão em Project Thinking (nossas abordagem de Design Thinking na Gestão de Projetos de Inovação e Inovação da Gestão de Projetos), mais informações em www.sympla.com.br/projectthinking. Caso tenha gostado dar um like e/ou comenta!

@eduardofreire

Artigo originalmente publicado no perfil pessoal do Eduardo Freire no LinkedIn: (https://www.linkedin.com/pulse/quer-entender-um-pouco-sobre-design-thinking-06-livros-eduardo-freire)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *