Como seu tempo de deslocamento diário pode te ajudar a ter foco

Poucas pessoas conseguem aproveitar de fato o tempo que gastam no seu deslocamento para o trabalho. De acordo com pesquisas, as pessoas gastam em média 54 minutos para se deslocar de casa até o trabalho nas principais metrópoles mundiais. Os indivíduos consultados em uma pesquisa conduzida pela Ford, costumam considerar o trajeto como mais estressante do que o próprio trabalho ou uma mudança residencial, por exemplo.

Esse descontamento com o trajeto que é realizado para o trabalho, acaba por acarretar algumas dificuldades para o bem-estar dos trabalhadores. De acordo com estudo realizado pelo governo Britânico em 2014, foi possível auferir que trabalhadores que demandavam mais tempo para se deslocar até o trabalho estavam propensos a se sentir mais ansiosos e menos satisfeitos com a vida do que os demais, que gastavam menos tempo.

Apesar de tudo, é possível tornar a experiência do deslocamento mais agradável, com pequenas mudanças que podem ser bastante significativas, tornando o indivíduo mais produtivo e feliz. Listamos abaixo algumas estratégias que você pode utilizar para te ajudar a se manter mais focado.

Mude seu mindset 

Ao longo do dia variamos nos papéis que desempenhamos. Nas primeiras horas do dia, por exemplo, você pode estar desempanhando o papel pessoal nas interações da vida social, como executar tarefas que envolvam os filhos, o companheiro ou os seus próprios pais. A mudança de ambiente pede que haja também, uma mudança de mentalidade, para que as preocupações que se originaram em um determinado âmbito não trespasse para os demais, podendo gerar frustração ou nos deprimir. Uma forma de atingir esse mindset é realizar alguns rituais, um estudo ainda não publicado, mostra que pessoas que realizavam pequenas rotinas como acessar notícias ou checar seus compromissos do dia a dia ao longo do caminho para o trabalho, sentiam-se mais satisfeitas, estimuladas e menos estressadas para lidar com as tarefas diárias.

 

Prepare-se para ser produtivo

Um estudo conduzido com trabalhadores dos EUA e Inglaterra, indicou que quando o indivíduo se prepara para o trabalho, ele se sente mais feliz e produtivo. Um outro estudo, demonstrou ainda que quanto maior era o tempo gasto no deslocamento, mais propensas as pessoas estavam a pedir demissão. Apesar disso, foi observado que existiam algumas exceções, a partir da constatação de determinadas características psicológicas, como o autocontrole.

 

Encontre sua “zona de liberdade”

Você pode acreditar que não tem muito controle sobre o tempo gasto no deslocamento para o trabalho, mas essa frustaração pode ser amenizada se você se concentrar naquilo que é possível controlar, ou seja, escolher como usar o tempo da sua jornada até o trabalho. Além dos rituais de preparação que já citamos, esse tempo pode ser aproveitado também, para realizar atividades que sejam consideradas prazerosas, como ler ou ouvir música. O que pode diminuir o estresse e aumentar sua satisfação e produtividade.

Confira o artigo na íntegra no link abaixo:

Resgate seu trajeto diário

 

Texto adapatado da Harvard Bussiness Review.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *